Tecnologia Computacional para Construção Civil

Tecnologia Computacional para Construção Civil

O Grupo de Tecnologia Computacional para Construção Civil (TEC) concentra sua atuação em linhas de pesquisa que têm por objetivo estudar a aplicação de modelos matemáticos computacionais no projeto de sistemas de engenharia visando a otimização de recursos, bem como a aplicação do computador na atividade de projeto. Entre os modelos matemáticos estudados, destacam-se os da pesquisa operacional, dos projetos probabilísticos, da lógica Fuzzy e da Computação Gráfica. Dentre as Tecnologias, destacam-se o BIM, a Realidade Virtual, a Soft Computing

  • BIM - Building Information Modeling - Modelagem da Informação da Construção

    As novas tecnologias de informação permitem uma representação muito mais rica da edificação a ser produzida. Os desenhos em planta vão sendo complementados com novas formas de representação, onde a tridimensionalidade é explorada desde o projeto. A organização e a quantidade de informações presentes nos novos modelos permitem uma enorme quantidade de avanços no projeto e na construção. Muitos desses avanços precisam ser estudados a fim de determinar o maior benefício para o projetista e para o construtor.

  • Métodos computacionais e modelos matemáticos

    Estudo metodológico e desenvolvimento dos sistemas computacionais de suporte às atividades da construção. Destacam-se os tópicos: técnicas de simulação computacional, soft-computing (Lógica Fuzzy), Teoria de decisão, otimização multicritério.

  • Modernização das técnicas de ensino de desenho técnico em engenharia

    Estuda a aplicação de novas técnicas de ensino, principalmente as que envolvem o uso do computador, e o impacto induzido, nas disciplinas de Desenho Técnico e Geometria.

  • Simulação ambiental para análise de conforto em edificações

    Aplicação dos sistemas computacionais e métodos experimentais para a avaliação de conforto térmico, acústico e luminoso no projeto de edificações.

  • Tecnologia da Informação

    Desenvolve pesquisas relacionadas à aplicação de tecnologias como BIM/IFC, Internet, Realidade Virtual, Bancos de Dados, Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Telecomunicações, etc. à Construção Civil.