Eventos e Notícias

Confira a agenda de eventos e faça a sua programação.

Voltar para últimos eventos e notícias
    Imagem ilustrativa
Gestão de Empresas de Projeto e os Desafios do Momento Atual

Opinião | Prof. Dr. Silvio Melhado, Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica - USP

O Departamento mantém um grupo dedicado a estudar Gestão de Projetos na Construção Civil; nos últimos 15 anos, como parte dessa temática que aborda diversos aspectos igualmente impactantes à atuação dos profissionais no mercado, tem sido dada cada vez mais ênfase aos desafios enfrentados pelas empresas de projeto no Setor de Arquitetura, Engenharia e Construção.

Um primeiro aporte trazido pelos trabalhos direcionados a essas empresas foi, justamente, a adoção da expressão “empresa de projeto” em lugar de “escritório de projeto”, o que permitiu deslocar o foco para as questões que envolvem sua gestão, uma vez que “escritório” está muito mais associado ao espaço físico em si, sendo que os problemas estudados e desafios a serem superados têm muito mais a ver com a organização de processos, pessoas e tecnologia que tem lugar naquele espaço.

A partir desse enfoque, ao longo desses 15 anos, dezenas de empresas de projeto contribuíram voluntariamente para que fosse gerado conhecimento de gestão útil e aplicado, alimentando a publicação de teses, livros e artigos sobre o tema, além de reuniões, eventos e outras formas de compartilhamento dos conteúdos produzidos. Os temas tratados vão desde o planejamento estratégico dessas empresas até os processos de gestão de custos, de informação ou de qualidade dos projetos, apenas para citar alguns poucos exemplos.

Todo o trabalho de pesquisa e de extensão feito no Departamento, envolvendo vários colaboradores internos e externos, permite dizer que, hoje, as empresas de projeto se encontram diante de um de seus desafios mais relevantes: o seu próprio redesenho para a implementação e uso da Modelagem da Informação da Construção (BIM).

Recentes estudos de caso envolvendo esse desafio mostraram que as empresas de projeto subestimam os impactos do BIM sobre seus processos de projeto e de gestão, levando-as, em alguns casos, a resultados insatisfatórios. As pesquisas realizadas pelo Grupo de Gestão de Projetos do Departamento apontaram para o planejamento e gestão dos processos da empresa entre os fatores-chaves de sucesso na implementação do uso de Modelagem em seus projetos. Assim, dado o aspecto inevitável da mudança tecnológica, mostrou-se que as empresas mais preparadas quanto à gestão estarão diante de uma forte oportunidade quando, no próximo ciclo de crescimento do Setor, multiplicarem-se os contratos públicos ou privados exigindo BIM.